Termo de Consentimento Livre e Esclarecido
Prezado(a) participante,
Você está sendo convidado(a) a participar, como voluntário(a), da pesquisa Efeitos das Políticas de Cotas no Ensino Superior Público Federal: Acesso, Permanência, Oportunidades e Trajetória Profissional de Estudantes Negros, desenvolvida pelo Observatório de Políticas Raciais da Universidade Federal de Minas Gerais (POR/UFMG). Solicitamos sua autorização para a coleta de dados referentes ao questionário.
Podem participar da pesquisa estudantes e egressos das Universidades Federais brasileiras, cujo ingresso na graduação, mestrado ou doutorado se deu a partir de 2016. Ainda que o enfoque da pesquisa repouse nos efeitos das políticas de permanência e atividades extracurriculares na formação e mobilidade socioeconômicas de estudantes, não há qualquer restrição de participação vinculada a gênero, raça ou forma de ingresso no ensino público federal. O (a) participante deve ter pelo menos 18 anos de idade para participar da pesquisa.
Nesta pesquisa, pretendemos investigar os efeitos da política de cotas no ensino superior público federal no Brasil. A sua participação ocorrerá por meio do presente questionário online.
A pesquisa envolve riscos físicos ou mentais minimamente possíveis aos participantes, como cansaço, emoções e constrangimentos. No entanto, caso seja percebido algum tipo de mal-estar durante o questionário, é garantido ao(à) participante o direito de realizar pausas ou interromper o preenchimento do questionário a qualquer momento. Em caso de danos provenientes da pesquisa o participante poderá solicitar indenização nos termos da Resolução 466/12.2.2.
Embora a participação não envolva benefícios diretos e imediatos de natureza individual, a pesquisa apresenta benefícios indiretos e coletivos, especialmente para os grupos sociais envolvidos e para a sociedade em geral. A equipe de pesquisa se compromete a entregar o relatório final e a apresentar os dados aos participantes e a outros grupos interessados.
Os instrumentos de coleta utilizados na pesquisa e os dados gerados ficarão arquivados com a equipe de pesquisa por um período de cinco (5) anos, na sala do Observatório de Políticas Raciais – UFMG, sendo destruídos após esse período. A equipe de pesquisa tratará sua identidade com os padrões profissionais de sigilo, em conformidade com a legislação brasileira (Resolução nº 510/2016, do Conselho Nacional de Saúde), utilizando as informações exclusivamente para fins acadêmicos e científicos.
O questionário apresenta um pequeno atraso (delay) entre o clique no botão "próximo" e o carregamento da próxima seção, o qual não passa de 5 segundos.
Em caso de dúvidas com respeito aos aspectos gerais desta pesquisa você poderá consultar:
Nome completo da pesquisadora responsável: Jussara Jéssica Pereira
Endereço: Avenida Presidente Antônio Carlos, 6627, Pampulha, Belo Horizonte, MG, CEP 31270-901.
E-mail do núcelo de pesquisa: observatoriodepoliticasraciais@gmail.com
Em caso de dúvidas com respeito aos aspectos éticos desta pesquisa você poderá consultar: Comitê de Ética em Pesquisa da UFMG – COEP/UFMG
Av. Presidente Antônio Carlos, 6627, Unidade Administrativa II, 2º andar, Sala 2005, Campus Pampulha, Belo Horizonte, MG, CEP: 31270-901.
Telefone: (31) 3409-4592 |E-mail: coep@prpq.ufmg.br
Após a leitura deste documento, e caso esteja de acordo com os termos descritos, marque “SIM” na pergunta apresentada na próxima tela.