Caution: JavaScript execution is disabled in your browser or for this website. You may not be able to answer all questions in this survey. Please, verify your browser parameters.

Ensino Superior Público Federal: Acesso, Permanência, Oportunidades e Trajetória Profissional

Termo de Consentimento Livre e Esclarecido

 

Prezado(a) participante,

 

Você está sendo convidado(a) a participar, como voluntário(a), da pesquisa Efeitos das Políticas de Cotas no Ensino Superior Público Federal: Acesso, Permanência, Oportunidades e Trajetória Profissional de Estudantes Negros, desenvolvida pelo Observatório de Políticas Raciais da Universidade Federal de Minas Gerais (POR/UFMG). Solicitamos sua autorização para a coleta de dados referentes ao questionário.

Podem participar da pesquisa estudantes e egressos das Universidades Federais brasileiras, cujo ingresso na graduação, mestrado ou doutorado se deu a partir de 2016. Ainda que o enfoque da pesquisa repouse nos efeitos das políticas de permanência e atividades extracurriculares na formação e mobilidade socioeconômicas de estudantes, não há qualquer restrição de participação vinculada a gênero, raça ou forma de ingresso no ensino público federal. O (a) participante deve ter pelo menos 18 anos de idade para participar da pesquisa.

Nesta pesquisa, pretendemos investigar os efeitos da política de cotas no ensino superior público federal no Brasil. A sua participação ocorrerá por meio do presente questionário online.

A pesquisa envolve riscos físicos ou mentais minimamente possíveis aos participantes, como cansaço, emoções e constrangimentos. No entanto, caso seja percebido algum tipo de mal-estar durante o questionário, é garantido ao(à) participante o direito de realizar pausas ou interromper o preenchimento do questionário a qualquer momento. Em caso de danos provenientes da pesquisa o participante poderá solicitar indenização nos termos da Resolução 466/12.2.2.

Embora a participação não envolva benefícios diretos e imediatos de natureza individual, a pesquisa apresenta benefícios indiretos e coletivos, especialmente para os grupos sociais envolvidos e para a sociedade em geral. A equipe de pesquisa se compromete a entregar o relatório final e a apresentar os dados aos participantes e a outros grupos interessados.

Os instrumentos de coleta utilizados na pesquisa e os dados gerados ficarão arquivados com a equipe de pesquisa por um período de cinco (5) anos, na sala do Observatório de Políticas Raciais – UFMG, sendo destruídos após esse período. A equipe de pesquisa tratará sua identidade com os padrões profissionais de sigilo, em conformidade com a legislação brasileira (Resolução nº 510/2016, do Conselho Nacional de Saúde), utilizando as informações exclusivamente para fins acadêmicos e científicos.

O questionário apresenta um pequeno atraso (delay) entre o clique no botão "próximo" e o carregamento da próxima seção, o qual não passa de 5 segundos.

 

Em caso de dúvidas com respeito aos aspectos gerais desta pesquisa você poderá consultar:

Nome completo da pesquisadora responsável: Jussara Jéssica Pereira

Endereço: Avenida Presidente Antônio Carlos, 6627, Pampulha, Belo Horizonte, MG, CEP 31270-901.

E-mail do núcelo de pesquisa: observatoriodepoliticasraciais@gmail.com

 

Em caso de dúvidas com respeito aos aspectos éticos desta pesquisa você poderá consultar: Comitê de Ética em Pesquisa da UFMG – COEP/UFMG

Av. Presidente Antônio Carlos, 6627, Unidade Administrativa II, 2º andar, Sala 2005, Campus Pampulha, Belo Horizonte, MG, CEP: 31270-901.

Telefone: (31) 3409-4592 |E-mail: coep@prpq.ufmg.br

 

 

Após a leitura deste documento, e caso esteja de acordo com os termos descritos, marque “SIM” na pergunta apresentada na próxima tela.